Dicas para viajar sozinha
Tens medo de começar a viajar sozinho(a) e não sabes por onde começar?
Deixo-te algumas explicações e dicas para que o possas fazer em segurança.
Como é viajar sozinha?
Não vou dizer que é um mar de rosas porque não o é. Existem pessoas que adoram fazê-lo e que não trocam este modo de viajar por nada, eu tenho as minhas reservas, no entanto há algo que é indiscutível, a viagem é à tua medida, ao teu ritmo, e tu és a “actriz” principal no cenário, tu ditas as tuas regras.
Lembro-me da minha primeira viagem em terreno nacional, foi a Santarém. Tinha alugado um apartamento numa quinta que se chama Quinta da Gafaria.
Tinha 19 anos na altura, queria ir de férias e não sabia para onde ir, não tinha também muito dinheiro disponível, por isso escolhi um destino que na altura me pareceu em conta.
Na quinta vivíamos, eu, o caseiro, um grupo de ovelhas e cabras, cavalos e os cães da família. Lembro-me de dois que me marcaram especialmente, um São Bernardo gigantesco, e um labrador. À noite abria a porta da casa e deixava-os entrar, ou sentava-me à porta e ficava a ouvir música com eles deitados sobre mim. Não me senti feliz nessas férias, porque não entendia o propósito, e tinha também muita coisa fresca no coração.
Após essa viagem seguiu-se a primeira viagem internacional, rumo a Paris. Foi um sonho tornado realidade mas com um preço muito alto. Lembro-me de ter chorado imenso, sobretudo durante a parada e os espectáculos. De querer muito ter ali alguém que me limpasse as lágrimas e me dissesse para aproveitar a magia, alguém com quem pudesse partilhar a felicidade e tristeza que sentia por estar ali. Mas não havia mais ninguém.
Foi uma viagem muito dura, hoje quando olho para trás sinto-me tão mas tão orgulhosa, e sei que de alguma forma, foi o ponto de partida para nunca deixar que o “sozinha” fosse sinónimo de “anulação de planos”.
Porque comecei a viajar sozinha?
Comecei a viajar sozinha em 2013, um ano após ter perdido o meu pai de forma abrupta. Tinha tantos sonhos que queria concretizar, tantos destinos, tantas experiências.
No final de Outubro de 2013 marquei uma viagem a Paris e só avisei a minha mãe depois de ter pago tudo. Tinha o sonho de ir à Disneyland Paris, não tinha amigos nem família disponíveis para irem comigo, e disse que não seria isso que me iria impedir de ir à terra dos sonhos e de ir a tantas outras terras.
No dia 11 de Novembro de 2013 embarquei num avião da TAP para Orly, e tudo mudou.
Segue as minhas aventuras aqui no blog, viagens que fiz a solo e outras que não.
Publico semanalmente com uma regularidade variável no meu instagram, podes seguir-me em @bootraveller.
Um beijinho, Boo