O que precisas de fazer antes de ires para a Tailândia e dicas úteis

O que precisas de fazer antes de ires para a Tailândia e dicas úteis

Como já havia dito anteriormente, para a Tailândia eu vou fazer apenas um mini post de locais, uma vez que perdi 99,9% das minhas fotografias de viagem, assim como vídeos, ficando somente com as publicadas nas redes sociais, e videos da minha antiga conta de Youtube.

No entanto, acho mesmo importante explicar-vos o que precisam de saber antes de se abenturarem para a Tailândia, como qualquer país Asiático.

1º Passo – deicidir que locais visitar

Decidir quais os locais que gostaria de visitar, e o tempo disponível, assim como o orçamento;

2º Passo – marcar pontos e orçamentar

Marcar num mapa os locais a visitar e fazer um orçamento para saber o custo necessário versus o valor disponível;

3º Passo – listar o que visitar

Fazer uma lista de todos os locais a visitar, para decidir quantos dias ficar em cada paragem, no caso de ser uma viagem multi destino;

4º Passo – marcar locais

Fazer marcações (ver fim deste post com links com descontos);

5º Passo – consulta do viajante

Marcar consulta do viajante. Na minha opinião isto é mesmo importante, na consulta irão ver um vídeo com os cuidados a ter, e irão, em conjunto com o médico, ver o mapa dos locais onde irão, para que verifiquem as principais ameaças à saúde como Malária, Dengue, Febra Tifóide, Febre amarela e Hepatites. Se necessário tomarão vacinas e farão profilaxia da malária. Poderão fazer esta consulta no SNS, sendo que devem marcar com pelo menos 1 mês e meio de antecedência. Podem consultar os locais AQUI. No caso de ser uma viagem de última hora , ou não haja vaga no SNS, podem marcar no privado, a grande maioria das clinícas e hospitais, têm esta consulta;

6º Passo – Preparar a viagem: acessórios

Existem alguns objetos que são mesmo importantes que constem na vossa viagem, ainda que se forem à consulta do viajante, esta informação vai ser-vos dada, no entanto deixo-vos aqui algumas dicas em relação às escolhas.

Repelente para insectos: É importantissímo que comprem um repelente de insectos para visitar qualquer país asiático. O recomendado é que este tenha pelo menos 30% DEET. Conseguem ver essa informação no rótulo, ainda que haja alguns mais aconselhados. São eles:

Por norma, todos os que têm “tropical “no nome ou “tropics”, têm maior percentagem de Deet. No entanto não precisam de ir cheios de garrafas de repelente. Comprem um e apliquem-no quando chegarem. Na Tailânda existe um supermercado chamado 7Eleven a cada 100m (quase), lá podem comprar 2 das marcas mais vendidas, a preços muito mais convidativos, e preparados para usarem lá. Ainda hoje, 4 anos depois, tenho repelente, pois trouxe imensos (eu sou alérgica a picadas de mosquito). Deixo imagem deles abaixo.

O da direita tem um cheiro ligeiramente floral, e não cheira “tão pessimamente” como a maioria. É importante repetir a colocação dos mesmos várias vezes ao dia, sobretudo após tomar banho (praia ou piscina inclusive). Colocar depois de aplicar o protetor solar.

Protetor solar: A proteção solar 50FTP é super importante em países asiáticos, uma vez que o sol por lá é mesmo muito forte. Eu opto pelo mesmo protetor há vários anos, da marca Rituals, além de me proteger, tem um cheiro muito agradável, é “amigo dos corais” de acordo com a lei havaiana, não é testado em animais e não é oleoso, por isso não despulta acne.

A Babaria também uma boa alternativa (CF e amigo dos corais), e um pouco mais barata, mas a textura do creme é um bocadinho diferente e mais gordurosa.

Rede mosquiteira: Os mosquitos na Tailândia são letais, sobretudo para quem é alérgico como eu. Infelizmente há muitos hóteis que não estão preparados para ter rede mosquiteira, e que também não fornecem. Por isso eu comprei uma minha e levei na viagem. Levei também fita cola forte, e claro o meu canivete. Como o fiz? Com a argola da rede, passei a fita, e colei no teto. Infelizmente nem todos os tetos permitem, há alguns texturados.

É importante que ao comprarem a vossa rede, tenham em conta o tamanho da cama, no meu caso, como viajava acompanhada, era uma cama de casal, e comprei a minha na decatlhon. Deixo AQUI o link.

Máscara e tubo de snorkeling: Não sei quanto a vocês, mas depois de ver alguns vídeos das condições de higiene da Tailândia, a primeira coisa que pensei quando comecei a planear viagens para snorleking, foi em levar a minha máscara e o meu tubo. Assim tenho a certeza que tudo está limpo e transmite-me mais segurança. Os meus são bastante básicos, sao da decathlon, da marca Tribord, já os tenho há 6 anos e estou bastante satisfeira com eles.

Chinelos, sandálias ou alpercatas: Pode parecer “inventaços”, mas na Tailândia, existem vários tipos de destino, os destinos de cidade, repletos de templos e locais sagrados, e os locais de praia. Em ambos qualquer um destes objetos vão dar um jeitão, sobretudo se já tiverem uns aninhos e se desaparecerem não vos custar o coração. Porquê? Porque em todos os templos é obrigatório descalçarem-se, e há sempre pilhas de sapatos por todo o lado. Imaginem terem uns ténis carissimos ali “mesmo à mão”. Já para não faltar do descalça e descalça.

Na zona das praias, é importante ter uma boa sola para proteger os pés de rochas, corais, e conchas, mas com o conforto de descalçar e calçar rápidamente.

Um ou mais lenços bastante compridos: Super importante para entrar em templos e locais sagrados, para cobrir os ombros, costas ou pernas. Importante tê-los sempre na mochila, e esta questão aplica-se também a homens.

Capa para chuva: Uma capa para a chuva é impresindível. Na Tailândia tanto pode estar um sol que queima , como 30 minutos depois, cai uma chuvada que têm agua pelo joelho na rua. É super importante terem uma capa para a chuva, que vos cubra o corpo e/ou mochila. Importante escolher materiais respiráveis, porque apesar das chuvas torrenciais, a temperatura exterior é provavelmente muito alta, e as capas 100% plástico, são autênticas saunas de sudação.

Um bom kit de primeiros socorros: Um bom kit de primeiros socorros é imprescindível em qualquer viagem, mas sobretudo numa viagem à Ásia. Um bom kit de primeiros socorros, inclui também medicação S.O.S. Medicação para constipações (a chuva ajuda muito), para diarreira devido a bebidas com gelo, ou cozinha crua (UL-250), e cremes para dores no corpo.

Mochila versus mala de rodinhas: A Ásia é um frenesim. Há pessoas por todo o lado e em todas as direções. É mesmo importante que andemos o mais livres possível, e não andemos a atropelar os pés das pessoas com as rodinhas, em sítios repletos de gente.

As mochilas (campismo ou mais pequenas) são um excelente aliado para viagens destas. As coisas estão sempre connosco, e as mãos estão sempre livres.

Lista de experiências que não podes perder na Tailândia

  • Entrar em todos os templos possíveis;
  • Visitar a China Town em Bangkok;
  • Provar um prato tailândes, Pad Thai para prato principal e Mango Sticky Rice para sobremesa;
  • Visitar o Elephant Nature Park em Chiang Mai e apoiar o turismo sustentável e com respeito aos animais;
  • Visitar o Chiang Mai Market Bazaar;
  • Visitar Ayuthaya (o maior número de espaços possível);
  • Visitar a Maya Bay nas Phi Phi, numa experiência early bird;
  • Fazer snorleking em qualquer ilha Tailandesa;
  • Andar de longtail em qualquer ilha Tailandesa;
  • Fazer uma massagem tailandesa, sobretudo aos pés, de corpo inteiro é bastante intromossiva, e muito perigosa, se não for feito por profissionais certificados;
  • Dar um mergulho numa piscina ou praia a chover;
  • Fazer um workshop de cozinha tailandesa;
  • Visitar um centro comercial em Bangkok.

Principais dicas para sobreviver à Tailândia

Dica de poupança – Comer em supermercados: A Tailândia, tem o supermercado mais incrível que eu já vi. Chama-se 7eleven, e é uma cadeia que existe na Tailândia toda, quase de 100 em 100 metros. Estes supermercados são mega completos,e têm algo que permite poupar IMENSO! Têm comida pronta, fria ou congelada, e microondas de alta potência, em que vos cozinham ou aquecem a comida, vos dão talheres, e comem em qualquer cantinho ou degrau.

Dica de poupança – Andar a pé: A Tailândia faz-se muito bem a pé, a grande maioria dos locais são acessíveis com poucos km’s a pé, e isto permite-vos encontrar locais fora dos roteiros. Andar de tuk tuk é dispendioso, e podem ser alvos de uma das burlas da Tailândia, que falo AQUI.

Planear os templos que pretendem ir à priori: Se planearem onde gostavam de ir, já sabem os valores que têm disponíveis para outras atividades, além disso há templos por TODO o lado, se fizerem uma pesquisa antes, já sabem onde estão os mais incríveis.

Alimentação de rua ou restaurantes: Se não gostas de comida picante, é super importante que o digas umas 10 vezes durante o teu pedido. A grande maioria dos sítios, a comida “not spicy”, é bastante spicy para nós, por isso se não queres mandar o prato para trás, avisa antes, várias vezes.

Bebidas e sumos de fruta, super importante que peças SEM GELO. O gelo é feito de água da torneira. A qualidade de saniamento de água na Tailândia é mesmo MUITO duvidosa, e o nosso intestino não está preparado. Se não queres passar a tua viagem literalmente na sanita, pede SEMPRE sem gelo.

Precisas mesmo de ler isto antes de ir

Precisas de ajuda para preparar a tua próxima viagem? Queres acesso a descontos exclusivos?

A processar…
Parabéns! Tu fazes parte dos subscritores da Boo Traveller e terás acesso a todas as novidas primeiro que outros leitores, e conteúdos exclusivos.

Obrigada por teres lido o meu post, se gostaste, comenta e partilha para ajudar familiares e amigos.


ja me segues no instagram?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!