Visitar o Cabo Espichel e os monumentos naturais ao redor

Visitar o Cabo Espichel e os monumentos naturais ao redor

O cabo Espichel é para mim dos sítios que mais gosto, tanto o Cabo Espichel como a zona da Serra da Arrábida, são locais que revisito, sobretudo porque moro relativamente perto. Criei este mini guia, para te dar a conhecer este local fantástico, vamos a isto?

O Cabo Espichel

O Cabo Espichel é um promontório* que se localiza em Portugal, a oeste da famosa vila de Sesimbra. Tem a seus “pés” o oceano Atlântico. Marca a extremidade sudoeste da península de Setúbal.

Deste espectacular cabo, temos a Baía dos Lagosteiros, uma praia de rocha grande e solta, cuja subida e descida é algo vertijinosa e não aconselhada em alturas de ventos fortes. Foi ao longo dos anos visitada pelos mais corajosos e pelos amantes do naturismo.

*”Promontório é um cabo, uma ponta ou pontal. É um acidente geográfico formado por uma massa de terra que se estende por um oceano ou mar que lhe está adjacente.” (Fonte wikipédia)

Como chegar ao Cabo Espichel?

Para chegar a este Cabo mágico, poderá colocar no google o nome e clicar onde diz “direcções”, onde automaticamente se irá abrir o google maps e iniciará a rota desde a sua localização, ou se preferir poderá introduzir as coordenadas geográficas 38° 24′ 49.97″ N 9° 13′ 19.67″ O

Se não possuir modo de se deslocar até lá, poderá marcar uma tour, por exemplo com a Getyourguide, deixo AQUI, alguns exemplos de tours disponíveis que podem ser exploradas, não só para o Cabo Espichel, como para as zonas circundantes.

Onde comer no Cabo Espichel?

No Cabo Espichel não existem restaurantes onde possa fazer uma refeição completa, no entanto existe um pequeno café/snack bar chamado I Love Espichel, onde poderá comer saladas leves, alguns pratos mais género petisco como camarões e ameijoas, e ainda doces regionais. Este snack bar não tem opções vegetarianas ou veganas.

Para fazer uma refeição e provar alguns dos pratos mais conhecidos da região, deverá dirigir-se à vila de Sesimbra. Do cabo até à vila são aproximadamente 15km e 28 minutos de distância. A vila de Sesimbra fica mesmo em cima do mar, por isso é uma zona onde o peixe e o marisco são os reis de muitos dos pratos. Destaco alguns restaurantes com fama na zona:

  • O velho e o mar – Marisco, Mediterrâneo, Europeia, Saudável, Portuguesa – Preços $$-$$$ – Com opções vegetarianas e adequadas a celíacos;
  • A Toca do Leão – Marisco, Mediterrâneo, Europeia, Saudável, Portuguesa – Preços $$-$$$ – Com opções vegetarianas e adequadas a celíacos;
  • Aloha Café – Comida saudável – Preços $$-$$$ – Com opções veganas, vegetarianas e adequadas a celíacos;
  • Tasca Santiago – Marisco, Europeia, Portuguesa – Preços $$-$$ – Com opções para celíacos;
  • Rodinhas – Marisco, Mediterrâneo, Europeia – Preços $$-$$$;
  • Oltre Bar – Bar, Grill – Preços $;
  • Casa Mateus – Marisco, Mediterrâneo, Europeia – Preços $$-$$$ – Com opções vegetarianas e adequadas a celíacos;
  • Taberna Isaias – Marisco, Mediterrâneo e Saudável – Preço $ – Com opções para celíacos;
  • Burger O’Clock Sesimbra – Bar, Europeia, Fusão – Preço $$-$$ – Com opções para vegetarianos, veganos e para celíacos;
  • O Zagaia – Marisco, Mediterrâneo e Europeia – Preço $$-$$$ – Com opções para celíacos;
  • The Tap House – Bar , Europeia, Portuguesa – Preço $$-$$$ – Com opções para vegetarianos, veganos e para celíacos;
  • O Formiga – Marisco, Mediterrâneo e Europeia – Preço $$-$$$.

Para snacks e/ou lanches:

Legenda de valores: $- Barato ; $$ Médio-alto; $$$- Muito alto

Toda a informação de valores e informação de opções vegetarianas,veganas e para celíacos, deve ser confirmadas diretamente com o restaurante e espaço.

O que podemos visitar no cabo Espichel?

Legenda: Ponto 1 – estacionamento para PR2 Maravilhas do Cabo; 2 – Praia/baía dos Lagosteiros; 3 – estacionamento do Cabo Espichel; 4 – Casa da Água; 5 – Igreja da Nossa Senhora do Cabo; 6 – Ermida da Memória; 7 – Farol do Cabo Espichel; 8 – Cabo Espichel

O cabo Espichel possui um conjunto de infra estruturas visitáveis e gratuitas, destaco entre estas:

Igreja da Nossa Senhora do Cabo (ou Santuário da Nossa Senhora da Pedra da Mua – número 5 do mapa acima)

Este é o primeiro edifício que vemos ao chegar, ao percorremos as antigas hospedarias, que têm atualmente, portas e janelas com cimento para impedir as ocupações ilegais, ao centro, numa simetria perfeita, temos este santuário, conhecido pelos dois nomes acima. Esta igreja costuma estar aberta, no entanto com a pandemia, as últimas duas vezes que lá passei, encontrava-se encerrada.

Ermida da Memória (número 6 do mapa acima)

Esta pequena ermida, é parte integrante do santuário, e é o edifício arquitectónico mais antigo deste conjunto, é de lá, na minha humilde opinião, que temos a melhor vista deste cabo, uma vez que conseguimos ver em pleno a baía dos lagosteiros, e os diferentes tons azuis turquesa que temos do oceano a embater ferozmente nas rochas.

No interior encontramos paineís de azulejos pintados à mão, com ilustrações das lendas por detrás deste local, e que irei falar mais à frente.

A ermida está encerrada, mas tem um muro exterior onde nos podemos sentar e apreciar a vista.

Farol do Cabo Espichel (número 7 do mapa acima)

O farol do Cabo Espichel é visitável, mas não todos os dias, poderá consultar os horários AQUI, a entrada é gratuita.

Cabo Espichel (número 8 do mapa acima)

O Cabo Espichel é normalmente descrito como a zona que se encontra em frente à Igreja da Nossa Senhora da Pedra da Mua, no entanto o Cabo Espichel é o promotório mais “saído” desta zona, e é visível na zona perto do farol. É perceptível este facto no mapa que deixei acima, e que marca o número 8.

Miradouro do Monumento Natural dos Lagosteiros (número 2 no mapa acima)

Este é sem sombra de dúvida o “meu sítio” nesta zona. Este é um local que só é acessível a pé. É necessário deixar o carro no estacionamento indicado no mapa acima (ponto 1), e aí percorrer o estradão. Este caminho é parte integrante de uma pequena rota chamada PR2- SSB Maravilhas do Cabo. Poderá ler mais sobre pequenas rotas no meu artigo AQUI.

É neste local mágico que conseguimos ver a imponência da zona da baía dos Lagosteiros, a formação rochosa por debaixo da zona das hospedarias e igreja, e ainda o Cabo Espichel, no entanto respeite as arribas e não se arrisque em ir até às pontas, são zonas muito perigosas. Neste local existe uma placa interpretativa, que se encontra neste momento vandalizada, que falava sobre as pegadas de dinossauros existentes neste local, e que são visíveis (com alguma imaginação) deste miradouro.

Existe uma lenda antiga neste local, proferida por Frei Agostinho de Santa Maria, que afirmava que Nossa Senhora apareceu na baía dos Lagosteiros montada numa mula gigante, subiu aquela rocha acima, firmando as mãos e os pés na rocha, à medida que subia, deixando os seus vestígios. A lenda dizia ainda que o local onde foi edificada a Ermida, foi onde a Senhora parou. Não obstante, sabe-se atualmente que as marcas deixadas na rocha, conhecida hoje como Pedra da Mua, são as pegadas de dinossauros que referi no parágrafo anterior, que datam a transição do período do Jurássico Superior para o Cretácio Inferior. As pegadas visiveís deste miradouro pertecem a saurópodes e terópodes. Estes vestígios permitiram novas conclusões no campo da paleontologia.

Visito este local diversas vezes durante o ano e já fiz este percurso pedestre pelo menos três vezes, mas poucas pelo caminho correto, na maioria das vezes andei a inventar *risos*, mas muito em breve vou repeti-lo e registá-lo no meu relógio, para que possam ter um guia completo sobre ele.

Este é um local que eu gosto de visitar em qualquer estação do ano e em todas elas é mágico e diferente, pois a natureza está em constante mudança.

Uns metros mais à frente deste local, temos outro geosítio com pegadas de dinossauros, a placa também se encontra atualmente vandalizada, neste local as pegadas estão numa escarpa e vemo-las mesmo de perto. Há quem vá até lá e se sente nelas, por favor não o faça, para além de ser muito perigoso, são vestígios que devem ser convervados e respeitados.

Outras informações

Esta visita pode ser integrada numa visita a um destino de praia, por exemplo a Lagoa de Albufeira, ou se gostar de serras, uma visita à mágica Serra da Arrábida, que é também um dos “meus” sítios. Podes ler esse artigo AQUI!

A processar…
Parabéns! Tu fazes parte dos subscritores da Boo Traveller e terás acesso a todas as novidas primeiro que outros leitores, e conteúdos exclusivos.

Já me segues no pinterest? Guarda o meu conteúdo para não perderes ou para leres mais tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!