Guia para conhecer a Serra da Arrábida

Guia para conhecer a Serra da Arrábida

É nesta Serra Mágica que se encontram alguns dos locais com melhores distinções do Mundo! A Serra da Arrábida é um sítio onde o mar se encontra com a rocha, os miradouros de cortar a respiração, o silêncio impera e é um local também de culto.

Esta Serra fica muito perto de minha casa, e é um sítio que eu procuro com frequência, no entanto está cada vez mais difundido e isso por vezes acarreta algumas responsabilidades e coisas menos positivas, mas tudo na vida é um equilíbrio.

Onde ficar alojado para visitar a Serra da Arrábida?

Na zona da Serra, existe apenas uma zona com oferta de alojamento local, fica junto à praia do Portinho da Arrábida, no entanto existe muita oferta nos arredores, tanto na zona de Azeitão e Palmela, como de Setúbal.

Deixo-lhe alguns descontos que pode usar para marcar a sua escapadinha. Poderá clicar AQUI e ter acesso a descontos de pelo menos 15% em alojamentos espalhados por vários locais do mundo. O que ganha se reservar por este link? Ganha descontos. Se paga mais? Não, irá pagar menos do que se reservasse através de booking.com . O que eu ganho com isso? Uma pequena comissão que me ajudará a ter o blog ativo e criar posts dos melhores locais do mundo, em full time.

Se preferir alugar um apartamento inteiro, pode optar pelo meu segredo número 1 para poupar quando não fico em campings, o AIRBNB. Tenho para vos oferecer um código que vos dá descontos. Se não têm conta no AIRBNB, basta clicarem AQUI, e registarem-se. Ao se registarem (somente por este link), recebem automaticamente 26€ para descontarem na vossa primeira viagem e/ou experiência. Após a vossa primeira viagem podem compartilhar o vosso código com familiares e amigos e receberem vocês também uma percentagem variável de acordo com o valor gasto na viagem.

Como chegar à Serra da Arrábida?

A Serra tem duas entradas principais, uma pela cidade de Setúbal, e outra por Azeitão, escolha a sua de acordo com a sua posição no momento. No que diz respeito a coordenadas, dependerá sempre do local onde pretende ir primeiro.

Onde comer na Serra da Arrábida?

No interior da Serra existem dois locais onde poderá tomar uma refeição, o primeiro é o Portinho da Arrábida. Esta é uma zona de praia, que tem alguns restaurantes e hostels, e que possui uma oferta sobretudo direccionada para a cozinha de peixe e marisco. Para chegar ao Portinho, siga as indicações das placas, ou coloque as seguintes coordenadas geográficas no seu GPS 38°28’32.3″N 8°59’03.9″W.

Para chegar ao Portinho da Arrábida é preciso ter alguma sorte no número de pessoas que lá se encontram, pois o estacionamento que fica mesmo ao pé dos restaurantes, tem um número super limitado de lugares, no entanto pode sempre deixar o seu carro antes do Forte de Santa Bárbara e fazer uns metros a pé. Este troço é perigoso, é um troço onde passa apenas um carro em cada sentido e existe um semáfero em cada direcção, para que não haja cruzamento de carros.

Se estiver no lado oposto da Serra, poderá ir até à Praia da Figueirinha, onde há um bar/restaurante e poderá tomar a sua refeição. Para lá chegar, pode colocar as seguintes coordenadas GPS 38°29’04.9″N 8°56’44.0″W. Aqui existe uma maior oferta de estacionamento.

No entanto se quiser ir a algum destes restaurantes no Verão, não poderá levar o seu veículo. As estradas no Verão de acesso às praias estão encerradas, e a única forma de circular nestas áreas é com um autocarro da autarquia de Setúbal. Poderá consultar mais infos AQUI. Esta medida pretende evitar o estacionamento ridículo e desenfreado junto às zonas de praia que colocava serra e banhistas em perigo, uma vez que as unidades de socorro não conseguiam lá chegar.

Se estiver por exemplo de visita a Setúbal, poderá experimentar alguns dos pratos típicos da cidade, como o Choco Frito, deixo abaixo alguns restaurantes conhecidos por servirem pratos típicos da região:

O que visitar na Serra da Arrábida?

A Arrábida tem alguns dos miradouros mais impactantes do país, e alguns deles já apareceram em revistas de renome Mundial como A volta do Mundo. Deixo os sítios que não pode perder nesta serra mágica.

Parque de estacionamento

Sempre que for na estrada e vir à sua direita ( se vier de Azeitão), ou à sua esquerda (se vier de Setúbal), uma reetrância na estrada, uma especie de estacionamento, pare o carro, quase sempre é uma vista diferente sobre esta serra mágica que valerá a pena a sua paragem, no entanto a única forma de fazer isto é ir devagar, o que é necessário pois a estrada tem várias curvas.

Rampa take off de parapente – Miradouro do Portinho da Arrábida

Este miradouro é o miradouro mais instagramado de sempre, no entanto este miradouro é muito mais do que isto, é uma rampa de take off de parapente. Foi usado durante anos pelos amantes de desportos de ar, confesso que não sei precisar se ainda é utilizado, tem servido nos últimos anos como local para sessões fotográficas e comtemplação.

Para mim sempre foi um sítio especial, onde eu vou todo o ano, foi inclusive durante muito tempo o sítio para onde eu ia sempre que tinha um dia mau, pois na altura era pouco conhecido . Sentava-me ali, tantas vezes até à chuva, via a vista lá de cima e arrumava as minhas gavetinhas do coração. Atualmente é extremamente concorrido e é um pesadelo conseguir ter um momento a sós, sem ter fila para fotos.

Junto a esta rampa existe de facto um miradouro, mas que não tem tanta atenção como esta rampa é claro. O estacionamento neste local dá apenas para cerca de 4/5 carros, o que se multiplica nas bermas, em busca da foto “perfeita”. Muita gente se deita neste miradouro como se estivesse em “queda livre”, mas por favor evitem, pois a rampa é perigosa, e não tem tido manutenção, um dia destes numa foto para as redes sociais as coisas correm mal, e não há necessidade.

Se forem a este local e tiverem lixo, levem-no convosco. A natureza não é caixote.

Coordenadas GPS 38°29’24.2″N 8°58’31.0″W

Miradouro das “antenas”

Este tornou-se o meu segundo local, quando a rampa foi invadida por “maluquinhos” das fotos perfeitas. É um local que recorro pelo silêncio e porque passa despercebido a quem passa na estrada. Fica perto das antenas da serra, mas não tem nome.

No local exisitia uma placa que falava da geologia, fauna e flora da zona, mas altualmente foi vandalizado. Tem um muro de pedra, e neste lado (fotos acima) temos uma vista soberba e em perspectiva das praias da região e da rocha da Anixa.

Coordenadas GPS 38°29’24.6″N 8°57’22.2″W.

Miradouro do convento

Este é mais um dos miradouros que não tem nome, no entanto inclui uma das torres do convento e tem vista para o mesmo, por isso eu chamo-lhe assim. No local há pouco espaço para estacionar, dá para cerca de dois veículos. Lá existe vista previligada para o convento da Serra da Arrábida, que é visitável mas sob marcação, e para o mar.

Coordenadas GPS 38°28’20.6″N 8°59’44.8″W.

Praia do Portinho da Arrábida

Esta é para mim uma das praias mais bonitas da Arrábida. Ali a água cristalina, azul, esverdeada com uma visão total das rochas por debaixo, é perfeita, no entanto a cor não acompanha a temperatura que é GELADA, ainda que valha sempre a pena o mergulho.

A partir desta praia dá para seguir até outras a pé, a esta seguem-se a Praia do Creio, Monte Branco, Anixa, Coelhos, Galapinhos e Galapos.

Esta penúltima ganhou o prémio da praia mais bonita do Mundo há alguns anos, o que atraiu milhares de pessoas.

Miradouros para outras serras

No troço de estrada entre o miradouro do Portinho e o miradouro “das antenas” existem dois miradouros que são a excepção na serra, eles não estão virados para o mar, mas não deixam de ser bonitos por isso.

Para chegar ao miradouro Norte, basta colocar as seguintes coordenadas GPS 38°29’38.8″N 8°58’01.1″W.

Tinha algumas fotos deste local, mas perderam-se no disco rígido que acabou destruído e irrecuperável.

Desportos de natureza e aventura

Esta é uma serra para amantes de desporto, pois ali tudo se pode fazer. Não houve vez nenhuma que não fui lá e não havia um herói/ciclista, com ar de quem estava prestes a falecer na curva seguinte *risos* em treinos de endurance.

Na serra é possível como disse anteriormente fazer parapente, na rampa de take off.

Para amantes de água, na praia da Figueirinha existem em épocas específicas equipamentos para aluguer como pranchas de SUP e kayaks. Este é um óptimo local para praticantes de snorkeling e mergulho, mas não se esqueça do fato de neoprene, a água é GELADA.

Para os amantes de caminhadas, os percursos pedestres existentes na serra foram finalmente recuperados, as marcas de percursos oficiais estavam apagadas, o que gerava frequentemente acidentes, atualmente a câmara de Setúbal, fez um trabalho com ajuda de voluntários de os repintar. Poderão pesquisar sobre os mesmos AQUI e subir ao ponto mais alto desta serra, o Formosinho.

Esta é também uma excelente zona para observação de cetáceos que visitam esta zona que é rica nos seus alimentos preferidos. Podem consultar empresas que façam esta e mais atividades AQUI.

Um roteiro de um dia – exemplo

Se tem um dia inteiro e não pretende por exemplo fazer praia numa das praias disponíveis na Serra, recomendo que inicie a manhã na Serra da Arrábida, almoçe num dos locais indicados acima, e que siga para o Cabo Espichel. Poderá consultar o meu mini guia para o Cabo Espichel AQUI.

Para terminar o dia recomendo que lanche em Almada, suba ao Cristo Rei e termine o dia no Ginjal, muito em breve, guia disponível.

Considerações importantes

Não se aventure na Serra da Arrábida, sobretudo em trilhos se não tiver experiência.

Se tiver experiência, avise sempre alguém para onde vai, de forma a saberem identificar o seu paradeiro em caso de emergência.

Não colha flores ou animais. Não alimente raposas nem javalis. Nos últimos anos têm havido uma aproximação de animais selvagens aos humanos, pelo facto do ser humano estar a alimentar à mão alguns destes animais, criando dependências que os colocam em perigo.

Não deite lixo para o chão, papel higiénico também é lixo! Leve um saco consigo e o lixo que produzir, leve-o consigo.

Obrigada!

A processar…
Parabéns! Tu fazes parte dos subscritores da Boo Traveller e terás acesso a todas as novidas primeiro que outros leitores, e conteúdos exclusivos.

Já me segues no pinterest? Guarda os meus pins para não perderes ou leres mais tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!