O percurso icónico da Serra da Estrela – A rota das Faias

O percurso icónico da Serra da Estrela – A rota das Faias

O percurso da rota das faias, é o queridinho da Serra da Estrela, durante o mês de Novembro, altura em que as faias se vestem de tons outonais e criam verdadeiros corredores mágicos. Preparei um guia para este percurso, de forma a que possa preparar a sua viagem e fazê-la com toda a segurança. Vamos a isto?

O que precisa de saber antes de ir:

  • Não há locais onde possa adquirir alimentos por perto, por isso leve água e snacks consigo;
  • É imperativo que leve calçado confortável, o percurso não tem um desnível muito acentuado mas tem troços cobertos de folhas, que na altura em que caem, se encontram cobertas de água, o que torna o piso extremamente escorregadio nas descidas.
  • Se necessitar de se “aliviar” leve sempre consigo um saco de plástico ou papel e recolha o seu lixo. Não deixe papel higiénico nem lenços na natureza, a Serra está coberta de papel em todo o lado, e é muito triste e nada agradável. Se puder colher outro lixo que encontrar, ainda melhor;
  • Respeite as regras gerais e de boa conduta de parque naturais, não colha vegetação, não enxote ou capture animais;
  • Não construa mariolas, estas constribuem para que outros caminhantes se percam e destroem o habitat de animais ao movimentar rochas;
  • Se estiver a chover ou nevoeiro, não faça o percurso, o tempo na serra muda em minutos, e se ficar nevoeiro, poderá deixar de ver o caminho, resultando em acidentes.

Preparar a sua viagem, onde ficar, o que fazer na zona?

Não gosta de ler textos compridos sobre sugestões de locais? Salte para AQUI, onde terá acesso a descontos e fazer as suas escolhas.

Qual a melhor altura para visitar?

Acho que já respondi a isto… o outono, sem dúvida, ainda que a semana em que as faias estão no seu expoente máximo, seja varíavel, o ideal é tirar 2 semanas e ir “vendo” ou assistindo a outras contas nas redes sociais, para saber qual é o momento mágico. Infelizmente entre o momento mágico e a queda das folhas, o período é curto, por isso é preciso alguma sorte.Este ano por exemplo (fim de Novembro), já há muitas árvores quase despidas, ainda assim, continua a ser bonito.

Características do percurso

O percurso é circular , mas tem 3 variáveis. A variável mais curta e sem subida final (a que fiz) são cerca de 5.400km , a versão oficial que tem uma súbida íngreme no final, e 5,400km de extensão e por fim a versão com derivação, que vem de Manteigas e totaliza 6,5km.

Este é um percurso marcado, feito maioritariamente em estradão. É muito intuitivo.

O percurso tem dois desníveis iniciais (subidas), depois uma descida grande, e por fim uma subida ígreme, caso realize a versão oficial.

A dificuldade é de nível fácil na versão curta e fácil/moderado na oficial, mas isto pode alterar-se consoante o estado do tempo e a experiência.

O perfil altimétrico do percurso encontra-se indicado no gráfico abaixo.

Em relação à duração do percurso, esta é mesmo muito variável. Eu tinha visto antes de fazer o percurso, que o tempo de referência era de 3h00, no entanto mesmo com as longas “filas” para tirar fotos, pode ser superior, eu com muita espera, demorei 1h55.

O que levar neste percurso?

Para toda e qualquer caminhada, quer seja curta ou longa eu levo sempre os mesmos artigos que constam numa lista que podem ler por AQUI. Com estes artigos comigo, estou sempre pronta, para toda e qualquer eventualidade.

Qual é o ponto de início do percurso?

O percurso inicia-se no estacionamento do percurso, poderá colocar apenas “rota das faias” no google maps e cliar em “direções”, ou se preferir colocar as coordenadas, são as seguintes W: 7º30’58.95″W 40º25’24.79″N.

Quando chegar lá, estacione o carro de forma ordeira, e vai encontrar logo uma placa do mesmo, com o que estará por vir, e a primeira marca em formato de placa. Soga o estradão, e divirta-se. Prometo que valerá a pena.

O percurso do início ao fim

Ao chegar ao estacionamento, estacione e siga caminho. Reomendo ir cedo, fica um pandemónio num instante.

Siga caminho, e vai iniciar a primeira subida com a incrível cidade de Manteigas à sua direita.

Vai encontar o primeiro cruzamento, e vai seguir pela esquerda, como na foto 1 . Siga sempre em frente, irá encontrar uma ruína e Já vai ver algumas faias à sua direita (foto2), mas não se preocupe, vai passar por elas na volta caso faça a versão encurtada.

Após a segunda subida, vai encontrar a capela de são lourenço, com uma placa informativa (foto 3 e 4), e uma vista soberba de montanha (fotos abaixo)

Descemos um pouco pela capela e viramos à esquerda, chegaremos em seguida uma espécie de torre, com vista, mais uma vez para a aldeia de Manteigas.

Segue-se uma descida, e uma curva à direita, é a partir daqui que a magia vai acontecer….

Quando lhe parecer que já acabou… a natureza vai mostrar-lhe mais…. e vai tirar-lhe as palavras. Vai seguir em frente, e quase no fim inverter a marcha, seguindo o estradão. Segue-se uma descida íngreme, cuidado a descer, as folhas no chão e a humidade, tornam tudo muito escorregadio.

Chegamos quase ao fim, passaemos agora na casa do Leite (foto abaixo), se prtender fazer a versão oficial, siga para a esquerda na casa, se preferir fazer a versão encurtada, (como eu), siga pela direita.

Vai encontrar mais vistas soberbas peara a vila de manteigas no horizonte, disfrute, está mesmo quase a acabar.

Tornará a apanhar a estrada de início, e está de volta ao estacionamento. Fim do percurso.

Caso tenha feito a versão oficial, quando seguir na esquerda da casa do leite, vai encontrar mais algumas faias, e uma súbida bem íngreme no final, o percurso termina diretamente no estacionamento.

Descarregar o percurso

Se preferir, pode descarregar o mapa do percurso no meu perfil do wikilok AQUI. Terá também de descarregar mapas offline para evitar o uso de intrnet.

O percurso em reels

Se é dos que prefeer ver este tipo de conteúdos mas em vídeo, deixo-lhe uma amostra de video de várias etapas deste percurso.

Obrigada por teres lindo este artigo, se gostaste, coloca like, comenta e partilha!

A processar…
Parabéns! Tu fazes parte dos subscritores da Boo Traveller e terás acesso a todas as novidas primeiro que outros leitores, e conteúdos exclusivos.

És utilizador do Pinterest? Podes guardar o meu conteúdo para nunca o perderes ou leres mais tarde!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!