Tudo o que precisas de saber sobre o passadiço da Ribeira das Quelhas
Os passadiços da Ribeira das Quelhas, situa-se na Aldeia de Coentral, pertencente ao concelho de Castanheira da Pêra, e é a mais recente construção desta área.
Mapa
O mapa acima é o mapa do percurso. O percurso tem uma entrada única.
Este é um percurso linear, com uma extensão de aproximadamente 2,4 km (ida e volta). O nível de dificuldade depende da sua condições física, mas é divulgado como Difícil, devido ao facto de ser um percurso sempre a subir.
A duração de realização é de aproximadamente 1h30, o que está sempre dependente do número de paragens, do tempo entre elas, e do ritmo de andamento.
Esta é caracterizada como um pequena rota, por ser inferior a 30km de extenção.
A sua manutenção e gestão cabe ao munícpio.
Como chegar?
Existem várias formas de lá chegar, a ideal é de veículo próprio. Poderá colocar no google maps “passadiços da ribeira das quelhas”, ou introduzir as seguintes coordenadas geográficas: 40°03’47.5″N 8°10’22.6″W
Existem várias empresas que fazem este transporte e até organizam estes passeios, uma curta pesquisa na internet, despulta várias ofertas.
Qual a melhor altura para visitar?
A melhor altura é na primavera, ou no início do Outono, e o motivo é simples. O percurso é feito maioritariamente ao sol, e não tem sombras.
Em vários locais vi anunciado que é indicado para todo o ano, na minha opinião não o é, sobretudo no pico do verão, no inverno por exemplo não recomendo que o façam com chuva, pois pode ser perigoso nos degraus.
Tem algum custo?
Ao momento em que este artigo foi publicado, o passadiço não tem qualquer custo, ainda assim será atualizado caso a situação se altere.
É um percurso para todos?
Este percurso pode ser feito para todos os que tenham alguma condição física.
Pode ser realizada por crianças mas estas nunca devem deixar de ser supervisionadas, pois os degraus podem ser escorregadios e tem zonas onde uma criança pode facilmente passar pelos espaços e cair. Os carrinhos de bebé não são recomendados no percurso, aconselho caso queira ir com bebés que leve um sling, marsúpio ou mochila.
Não recomendo a pessoas com fraca condição física sejam de que idade forem, pois não há forma de evitar a zona de degraus.
Não existe qualquer informação de proibição de permanência ade animais de companhia.
No caminho há pontos de interesse que não podemos perder?
Sim! Estão assinalados ao longo do percurso vários pontos com interesse natural. Sobretudo em locais de paragem que têm uma espécie de mini miradouro, existem placas informativas sobre os locais, a fauna ou a flora.
Os passadiços são ainda pontos de cruzamento com um segundo percurso, o PR2 CRP – Rota da Água e da Pedra. Poderás consultar mais infos sobre este percurso AQUI. (nota que esta gravação de percurso não foi feita por mim)
Existem no percurso pontos para relaxar na esplanada e beber um refresco ou comer algo?
Sim. No Início/Fim do percurso existe nos meses de verão uma casinha que serve bebidas e snacks, assim como mesas de picnic de uso público. Noutras alturas do ano, não existe qualquer infra estrutura perto, por isso é importante que leve água e snacks consigo. Falo sobre aquilo que é indispensável para mim em trekkings AQUI.
Onde devo estacionar o meu veículo?
Existem dois locais onde estacionar o carro, o inicío do percurso (fotos abaixo) e na aldeia de Coentral.
Junto ao percurso existe lugar de estacionamento para cerca de 10 carros, não mais que isso.
Se chegar ao local e já não existir espaço disponível, deverá voltar para trás, cerca de 200m e procurar um lugar na aldeia do Coentral.
O estacionamento ordeiro é importante para que haja livre de circulação de veículos de emegrência caso seja necessário.
Obrigada por teres lindo, se tiveres alguma pergunta podes deixar nos comentários ou enviar-me um email. Podes ainda subscrever o meu blog para receberes todos os alertas de novo conteúdos e conteúdos esclusivos para subscritores.